O que pode causar o bloqueio do Auxílio Brasil? O Jornal Pernambuco esclarece

Por Cristiano Rodrigues 22/02/2022 - 19:20 hs

O principal motivo que leva ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no Cadúnico. A inscrição na base de dados do governo federal é fundamental para ter acesso ao novo programa, mas só ela não basta. Ainda é preciso que o Responsável Familiar (RF) mantenha os dados da família atualizados não extrapolando o prazo máximo de dois anos.

Conforme orientações do Ministério da Cidadania, qualquer inconsistência nos dados informados no Cadastro Único podem levar ao bloqueio do Auxílio Brasil. Por isso, cada vez que houver alguma alteração como mudança de endereço, telefone de contato, modificação na renda da família, nascimento ou morte de algum membro é necessário que o responsável atualize as informações no Cadúnico.

Além dessa atualização das informações, outro fator que antes gerava o bloqueio do Bolsa Família era o descumprimento dos requisitos para continuar recebendo o benefício, como por exemplo a frequência escolar mínima ou manter a carteira de vacinação de crianças em dia. 

O que fazer para desbloquear o Auxílio Brasil?

Se você foi um dos beneficiários que ao tentar sacar o benefício se deparou com o Auxílio Brasil bloqueado saiba que há uma solução. A atualização do Cadúnico deve ser feita presencialmente pelo Responsável Familiar (membro da família que fez o cadastro) no setor responsável da prefeitura, mediante apresentação de documento CPF ou Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, de preferência CPF.

Caso não possua esse documento, poderá ser entregue Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e um comprovante de matrícula das crianças ou adolescentes que estão na escola. Lembre-se de informar um telefone de contato atualizado.

Como ter o cartão do Auxílio Brasil?

Pelo menos até o momento para muitos beneficiários a forma de sacar o Auxílio Brasil será pelo antigo cartão do Bolsa Família ou então pelo saque sem cartão via aplicativo do Caixa Tem. Como os primeiros pagamentos do novo benefício foram exclusivos para quem já fazia parte do Bolsa Família a forma de sacar os valores permaneceu a mesma.

A partir de janeiro, quando novas famílias foram integrando o programa o governo federal passou a enviar o cartão do Auxílio Brasil para o endereço informado no cadastro do Cadúnico.

O cartão é gerado automaticamente para as novas famílias e com ele é possível fazer o saque parcial ou total dos valores recebidos no Auxílio Brasil. Mesmo após receber o cartão o beneficiário pode continuar movimentando os valores pelo aplicativo Caixa Tem se preferir.

Para o restante das famílias que não recebeu o cartão do Auxílio Brasil pelos Correios o saque pode continuar sendo realizado com o Cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão, bem como o saque sem cartão disponível no Caixa Tem.