Poeta do Maranhão, Edinaldo Reis, grava poesia exclusiva em homenagem ao Jornal Pernambuco; confira

Dia do Jornalista

Por Cristiano Rodrigues 10/04/2022 - 12:58 hs

JORNAL DE PERNAMBUCO - Áudio no final do texto

Eu sentei aqui no meu sofá

E liguei a minha televisão

É hora de ficar informado

Das notícias da minha região

Sou um firme telespectador

Do Jornal aqui de Pernambuco

É uma notícia atrás da outra

Intercalando a cada minuto

Tem notícias sendo exibidas

Pros internautas desse jornal

Gravadas aqui em Pernambuco

Na região de Caruaru e Maraial

No Senado tem um parlamentar

Votando contra nossos direitos

Houve na Br cento e vinte e dois

Uma colisão com o caminhoneiro

Um movimento tá acontecendo

Pois o jornalista acabou de dizer

Que um malandro foi enjaulado

Depois de ter agredido a mulher

No diário Jornal de Pernambuco

Tem notícias do nordeste inteiro

Informa dos fatos ocorridos aqui

Na região do Exu e do Salgueiro

É hora do Jornal de Pernambuco

A notícia com você em todo lugar  

O jornalista dissemina a noticia

Todo dia ele põe a matéria no ar

Acesse o Jornal de Pernambuco

Ele é produzido para lhe informar

Nosso jornalismo vai em todo lugar

O internauta tá diariamente ligado

Nas matérias que vamos publicar

Através do Jornal de Pernambuco

Que nosso jornalista vai apresentar

Fatos ocorridos na capital de Recife

Em Caruaru, Bodocó e em Olinda

Igarassu e Cabo de Santo Agostinho

Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

Poesias de: Edinaldo Reis!

A importância da poesia na formação do leitor

A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade. Viver a poesia é viver o mundo. É se comunicar por meio dos sentidos com os acontecimentos que se passam ao nosso redor. Viver o estado poético numa época de tanta fragmentação é uma luta constante contra todo o processo de mecanização e coisificação, que destrói o ser humano. A poesia enquanto gênero é uma arte. Portanto a escola enquanto instituição social, tem obrigação ética e político- social de utilizar a poesia nas suas vertentes textuais por ser um gênero, que possibilita ao aluno um encontro consigo mesmo e com os outros.

A modernidade tecnológica do saber imediato e produtivo, para atender ao mercado de consumo, no capitalismo tem afastado das práticas escolares a experiência poética vivenciada pela construção de poemas e declamações. A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade permitem a descoberta da linguagem escrita. Um poema permite que se lancem múltiplas leituras sobre ele, pois não é um texto de compreensão e significação estanques, únicas. No texto poético a leitura transcende a realidade. Cada indivíduo se reconhece no texto lido. Nos espaços privilegiados que são a escola e a sala de aula, é preciso estar atento para outro fator: a escolha de livros de poesia. Ao escolher um livro para apresentar aos alunos é preciso pensar na qualidade da obra. O estudante deve aprender poesia para melhorar sua relação com a literatura e compreensão dos textos.

Muitos professores acreditam que a poesia não é matéria importante para a formação dos alunos e, por isso, acham desnecessário trabalhar com a poesia nas salas de aula. Porém é essencial que os professores não deixem de lado este tipo de literatura. A poesia é uma das melhores maneiras dos adolescentes exporem seus sentimentos, suas emoções.

Ao ler uma poesia em voz alta na sala de aula o professor desenvolve o sentimento de comunidade e bem estar entre os alunos.

A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA INFÂNCIA

O contato com a poesia pode acontecer de diversas formas na vida da criança. Elas estão presentes nas canções, brincadeiras, cantigas de roda, livros e histórias. A leitura de poesias carrega consigo um conhecimento de mundo por meio de uma leitura ritmada e prazerosa. Ela desperta as fantasias do mundo infantil. Lendo a criança vai preencher significações e recriar o mundo por meio da imaginação. Muitas vezes a criança já chega na escola com um riquíssimo repertório de linguagem poética.

A poesia para crianças deve ser leve, prazerosa, divertida, e abordar assuntos que agreguem a formação da pessoa como a importância da observação e relacionamento interpessoais. Para isso a leitura precisa promover familiaridade com o cotidiano da família, amigos, escola, natureza e obra do Criador, de uma maneira que permita à criança entender o significado da poesia e isso agregue valores à sua vida. Ela tem o poder de dar possibilidade à criança de expressar e compreender algum momento que ela esteja passando.

Na criança a poesia pode ser a centelha que deflagrará o encantamento, a inspiração, a fantástica capacidade de surpreender-se, de maravilhar-se.

Jornal Pernambuco - A NOTÍCIA COM VOCÊ EM TODO LUGAR! DESDE 2018.