Ciência e Tecnologia: Sonda da NASA faz primeiro sobrevôo no asteroide Dinky

Missão revelou as primeiras fotos em setembro e agora foi confirmado o encontro com o asteroide

Por Lucas Soares 02/11/2023 - 11:00 hs

A NASA confirmou que a sonda Lucy completou com sucesso seu primeiro sobrevoo no asteroide Dinkinesh, também chamado de Dinky, nesta quarta-feira (1). Isso, no entanto, é apenas o começo das operações da Lucy, já que a espaçonave deve observar outras 9 rochas espaciais nos próximos 12 anos.

“Com base nas informações recebidas, a equipe determinou que a espaçonave está em boas condições e ordenou que a espaçonave iniciasse o downlinking dos dados coletados durante o encontro”, disse a NASA em comunicado.

Levará até uma semana para que todos os dados coletados durante o encontro sejam transferidos para a Terra. A equipe está ansiosa para ver o desempenho da espaçonave durante este primeiro teste em vôo de um encontro com um asteroide em alta velocidade

NASA 

Esse era o primeiro grande objetivo da missão, que revelou as primeiras fotos do asteroide em setembro, enquanto se aproximava da rocha espacial. A ocasião foi útil para avaliar a precisão com que Lucy pode apontar para um alvo, já que um dos dois painéis solares da sonda não se desdobrou adequadamente após o lançamento. No fim do ano passado, a equipe da missão estimou que o conjunto estava 98% implantado e suspendeu novos esforços. Os dados sobre o procedimento devem ser revelados em breve.

“Este é realmente um asteroide pequeno”, disse Hal Levison, o principal investigador da missão Lucy, em um comunicado no início deste ano. “Mas, para um asteroide pequeno, esperamos que seja uma grande ajuda para a missão”.

O que são os asteroides troianos, alvos da missão Lucy?

Lançada em outubro de 2021, a espaçonave Lucy está programada para visitar os asteroides troianos de Júpiter, ou seja, uma nuvem de detritos rochosos presa gravitacionalmente ao planeta. Esses fragmentos são considerados remanescentes da infância do Sistema Solar de mais de quatro bilhões de anos atrás. 

Dinkinesh, particularmente, foi adicionado à agenda de Lucy como um exercício de mitigação de risco para testar a eficiência do sistema de rastreamento da espaçonave. Mais especificamente, se ela poderia manter a rocha em seu campo de visão enquanto planava a velocidades próximas a 4,5 km por segundo.

O nome Dinkinesh se traduz como “você é maravilhoso” em amárico, uma língua oficial na Etiópia, onde os fósseis de 3,2 milhões de anos de um ancestral feminino primitivo apelidado de “Lucy” foram descobertos, em 1974. 

Assim como os fósseis lançam luz sobre a evolução humana, os cientistas acreditam que a espaçonave Lucy vai desvendar a história inicial do Sistema Solar.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Entre no grupo do Facebook