Vem aí o caminhão da eletricidade: Nikola apresenta trailer móvel de carregamento

Por Cristiano Rodrigues 05/02/2022 - 10:48 hs

É como o caminhão pipa levando água para quem não tem, mas agora é eletricidade: a americana Nikola está se preparando para lançar seus primeiros trailers de carregamento móvel (MCT) para veículos elétricos. Este desenvolvimento é apresentado como uma solução para a falta de infraestrutura de fornecimento de energia para caminhões médios e pesados ​​movidos a bateria.

Acompanhadas da tecnologia da empresa Tritium, as unidades MCT prometem uma transição suave para um plano de infraestrutura permanente. Ao mesmo tempo em que se colocam como uma alternativa que não exige alto custo para ser implementada.

Um grande reforço para exibir suas pretensões surgiu nos últimos dias, com um vídeo em que a Nikola apresenta seu carregador móvel. Nele, vemos a composição modular do MCT, que pode ser equipada com um ou dois carregadores com potência de 175 quilowatts de carregamento rápido DC. 

A qualquer hora, em qualquer lugar

A Nikola diz que o MCT pode ser implantado a qualquer hora, em qualquer lugar para recarregar qualquer veículo elétrico equipado com um conector CCS 1. Os trailers de carregamento móvel não são alimentados por baterias integradas; eles extraem energia da rede ou de uma fonte de energia móvel (ou seja, um gerador), o que significa que só é realmente utilizável em locais com acesso à eletricidade.

Por permitir um uso imediato para carregamento de veículos, clientes que aguardam licenças para instalar carregadores em seus locais e o desenvolvimento de infraestrutura de recarga podem ser beneficiados com a tecnologia da Nikola. A instalação de carregadores permanentes para um caminhão Classe 8, como o Nikola Tre BEV, leva de seis meses a um ano – logo, faz sentido usar um MCT nesse meio tempo.

Nas cenas do vídeo da Nikola, vemos que um trailer de carregamento móvel equipado com um único carregador pode carregar de dois a três caminhões por dia. O carregamento de 20% a 80% do SoC leva 2,5 horas para cada caminhão. No final do ano passado, a empresa iniciou as entregas de seu caminhão movido a bateria Tre no estado norte-americano da Califórnia e anunciou vários pedidos significativos de clientes da frota.