Alagoas tem primeiro fim de semana de praias, shoppings e comércio fechados

Todo o estado está na fase vermelha do distanciamento social para evitar o contágio do coronavírus. Polícia Militar, Guarda Municipal e equipes da SMSCS fiscalizam o cumprimento das medidas restritivas.

Por Cristiano Rodrigues 20/03/2021 - 17:04 hs

Jornal Pernambuco, com informações da imprensa de Alagoas:

Com a fase vermelha o sábado está sendo assim, praias vazias, calçadão sem ninguém, faixa de areia sem ambulantes. Quem estava nesses locais foi abordado. Além das praias os shoppings e o comércio também estão fechados. Alagoas está na fase vermelha do distanciamento social, uma medida para evitar o contágio do coronavírus.

O reforço para o cumprimento do decreto tem policiais militares, guardas municipais e agentes de fiscalização da prefeitura de Maceió em vários pontos da orla e da cidade. Mais de 400 PMs, sendo 350 alunos em formação, reforçam o policiamento nas praias.

"Estamos orientado as pessoas para que cumpram o decreto, evitem suas atividades sociais na faixa de areia e também no calçadão. Mas muita gente diz que não conhece o decreto", disse o subcomandante da Ronda do Bairro, Jasiel Andrade.

A Secretaria Municipal de Convívio Social e Segurança Comunitária também faz a fiscalização nesta força tarefa. Quem descumprir pode ser penalizado. E a população pode ajudar fazendo denúncia. A maior dificuldade tem sido com os turistas que insistem em passear pelo calçadão.

As fases do Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado são classificadas em cinco etapas, nas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde (a mais flexível). O aumento descontrolado de casos e mortes levou o governador Renan Filho (MDB) a decidir pelo endurecimento das regras.

Para essa nova fase vermelha, o Estado editou algumas medidas do decreto original. Uma novidade foi a inclusão de igrejas, academias, salões de beleza, barbearias, comércio, shoppings e transporte intermunicipal como serviços essenciais. A autorização para esses setores, porém, vem acompanhada de restrições.

Outra mudança foi a proibição da circulação de pessoas em todo o território estadual entre 21h e 5h, exceto se tiver cumprindo alguma necessidade essencial.