Operação da SSP de Alagoas cumpre mandados contra traficantes no interior de Alagoas e de Pernambuco

Procurados são suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Mandados foram expedidos pela Justiça alagoana e cumpridos pelas forças policiais dos dois estados.

Por Cristiano Rodrigues 13/04/2023 - 09:22 hs

Uma operação integrada, deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), cumpre 22 mandados de prisão, busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Santana do Ipanema, em Alagoas e também em Pernambuco, na cidade de Belo Jardim.

Até as 07h46, cinco pessoas já havia sido presas em Alagoas e um menor apreendido. Outras duas pessoas foram presas em Pernambuco, incluindo o líder da organização criminosa. Com ele a polícia encontrou armas e drogas.

Também foram apreendidos aproximadamente, 26 quilos de drogas, uma grande quantidade de munições, duas pistolas, um revólver e uma espingarda, quatro balanças de precisão, quatro balaclavas e uma quantia de dinheiro em espécie que ainda não foi quantificada.

Drogs encontradas durante cumprimento de mandados em Alagoas e Pernambuco — Foto: SSP-AL

Os presos e o material apreendido estão sendo encaminhamos para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

As investigações foram realizadas pelo Gaeco em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e apontaram a existência de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e no comércio ilegal de arma de fogo no Sertão de Alagoas. O líder do grupo residia na cidade pernambucana de Belo Jardim, de onde comandava as atividades criminosas.

Ainda segundo os levantamentos feitos pelas forças de segurança, ficou constatado que o líder da organização fazia o transporte de drogas durante a noite, na tentativa de não ser visto pela polícia.

A operação foi batizada de Traças em alusão ao inseto, que possui hábitos noturnos e, caso não haja o devido controle, causa grandes prejuízos. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) de Alagoas e pelo Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Do total de mandados expedidos, 15 são de busca e apreensão e sete de prisão.

Participam da operação policiais militares do 3º, 7º, 9° e 10° Batalhões de Alagoas, além de oliciais civis da Gerência de Polícia Judiciária da Área 04, da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Santana do Ipanema, do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (TIGRE) e da delegacia distrital de Ouro Branco. O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo à operação.

Em Pernambuco, o cumprimento dos mandados estão sendo feitos com apoio da Polícia Militar, por meio do Subsistema de Inteligência (SISPOM), do 15° BPM e do 1° BIESP.